NOVO: Livro “Fuga de Cérebros” está no TOP 10 da Bertrand de livros de não ficção!

No âmbito do projeto de investigação BRADRAMO – “Brain Drain and Academic Mobility from Portugal to Europe” (PTDC/IVC-PEC/5049/2012) foi editado pela Bertrand o livro “Fuga de cérebros: retratos da emigração portuguesa qualificada”.

Neste livro partilhamos os percursos biográficos de portugueses que escolheram viver e trabalhar fora de Portugal. São retratos de jovens mulheres e homens que contam histórias de indivíduos e famílias, de opções pessoais e fluxos coletivos, de afetos e amizades, de sucessos e fracassos, de fim de sonhos e recomeço de projetos.

Nesta edição encontram-se 20 dos retratos sociológicos realizados. Os restantes retratos (com autorização para publicação) serão divulgados numa edição da IUC – Imprensa da Universidade de Coimbra, com o título “Entre a Periferia e o Centro: Percursos de emigrantes portugueses qualificados”.

Veja algumas das imagens dos lançamentos efetuados:

 

Lançamento em Coimbra – 5.10.2015

http://www.bradramo.pt/wp-content/uploads/2015/10/Fuga-cerebros_coimbra.jpg

 

Veja a gravação do lançamento:

Parte 1: apresentação de Carlos Fiolhais

Parte 2: intervenção de Rui Gomes

 

Lançamento em Lisboa – 5.10.2015

http://www.bradramo.pt/wp-content/uploads/2015/10/Fuga-cerebros_lisboa.jpg

   

 

Lançamento no Porto – 13.10.2015

http://www.bradramo.pt/wp-content/uploads/2015/10/Fuga-cerebros_porto.jpg

   

Veja a gravação do lançamento:

– O lançamento contou com a presença de Margarida Ferra (Bertrand Editora), Rui Vaz Pinto (UNICEPE), apresentação de Manuel Sobrinho Simões, João Teixeira Lopes (investigador do projeto) e a intervenção especial de Pedro Abrunhosa. Veja o vídeo aqui.