No âmbito do projeto de investigação BRADRAMO está agora disponível para acesso público o ebook “Entre a Periferia e o Centro: Percursos de emigrantes portugueses qualificados”, editado pela IUC – Imprensa da Universidade de Coimbra.

Fruto de  um conjunto mais vasto de 53 retratos sociológicos*, recolhidos no âmbito deste projeto, este livro resgata os percursos de 26 protagonistas de um dos fenómenos mais controversos da sociedade portuguesa contemporânea: a chamada fuga de cérebros. Depois de mais de uma década de entusiasmo político e analítico com as questões da imigração, em que Portugal, orgulhoso da sua inserção feliz na União Europeia, se mostrava como país de atração, eis que os números regressam à ancestral tendência emigratória, com uma intensidade de saídas anuais provavelmente superior ao verificado nos anos sessenta e setenta do século passado.

O próprio conceito de fuga de cérebros levanta inúmeras objeções: ou por considerar apenas como “cérebros” aquelas e aqueles que possuem altos volumes de capital escolar e qualificação profissional (destituindo os outros dessa característica), ou porque esconde que a maior parte da emigração continua a ser fracamente escolarizada e dirigida a setores de utilização intensiva de mão de obra barata, ou ainda porque há quem avalie, em versão otimista, que não se trata verdadeiramente de uma fuga, mas antes de uma circulação de elites com ganhos para todos os países envolvidos no processo.

Faça o download do livro aqui.

*Os restantes retratos estão disponíveis no livro “Fuga de cérebros: retratos da emigração portuguesa qualificada”, editado pela Bertrand. Veja mais aqui.