→ RESULTADOS FINAIS APRESENTADOS NA CONFERÊNCIA INTERNACIONAL

Alguns dos resultados do projeto foram apresentados na Conferência Internacional “FUGA DE CÉREBROS: A MOBILIDADE ACADÉMICA E A EMIGRAÇÃO PORTUGUESA QUALIFICADA“, em duas comunicações de investigadores do projeto no painel A FUGA DE CÉREBROS EM PERSPETIVA COMPARADA:

1) A emigração qualificada portuguesa: êxodo ou diáspora?. Comunicação de Rui Gomes, investigador responsável do projeto.
São apresentados alguns dos principais resultados e conclusões decorrentes do inquérito por questionário administrado durante a pesquisa.

2) Percursos da nova emigração: valores e representações à escala individual. Comunicação de João Teixeira Lopes, investigador do projeto.
Complementando o olhar quantitativo, são aqui discutidos alguns dos resultados dos retratos sociológicos realizados, resultantes de 53 entrevistas individuais em profundidade.

 

→ RESULTADOS GLOBAIS DO QUESTIONÁRIO

No âmbito do projeto, e de forma a ter uma visão de carácter quantitativo, mais extensivo, complementar à análise qualitativa também realizada, foi administrado um inquérito por questionário de maio a outubro de 2014, através da plataforma online LimeSurvey.

O questionário foi dirigido a portugueses com diploma do ensino superior (ou que desempenhassem ou tivessem desempenhado funções profissionais compatíveis com essa habilitação) que estivessem a trabalhar ou a residir noutro país europeu, ou que o tivessem feito nos 6 anos anteriores. Daqui resultaram 1011 respostas válidas.

A amostra foi selecionada a partir dos contactos com organizações e pessoas que serviram de intermediários e que conheciam bem as características específicas pretendidas nos emigrantes qualificados a inquirir (amostra intencional). De entre os milhares de contactos realizados através de associações profissionais, ordens profissionais, redes sociais e outros intermediários, responderam ao questionário os sujeitos que mostraram maior disponibilidade ou que mais acessibilidade tinham para o fazer online (amostra de conveniência).

A opção por uma amostra intencional, não aleatória, decorre do facto de não ser possível constituir uma base de dados da população de referência a estudar que permitisse o uso de métodos probabilísticos e aleatórios na sua seleção.

De seguida poderá consultar os resultados globais dos vários temas abordados neste questionário:

I – MOBILIDADE E MIGRAÇÃO

II – OCUPAÇÃO PROFISSIONAL

III – CONDIÇÕES SOCIOECONÓMICAS

IV – CONDIÇÕES MACROECONÓMICAS E POLÍTICAS GOVERNAMENTAIS DO PAÍS

V – SISTEMA EDUCATIVO E ACADÉMICO

VI – SISTEMA PROFISSIONAL

VII – MOBILIDADE INTERNACIONAL

VIII – CONTEXTO FAMILIAR

IX – IDENTIDADE

– OPINIÃO SOBRE A EMIGRAÇÃO PORTUGUESA QUALIFICADA