outubro, 2018

3.10- Rui Brites, investigador do projeto, é convidado no programa Sociedade Civil, um magazine diário na RTP2, partilhando alguns resultados do projeto na discussão “Portugueses pelo Mundo: Trabalho”. Veja aqui.

janeiro, 2016

3.01- O Diário de Coimbra publica a reportagem de Marta Costa que recebeu uma menção honrosa do Prémio de Jornalismo Adriano Lucas 2015. A reportagem Portugal tem mais encanto na hora da despedida? aborda algumas das conclusões da nossa investigação, contando com a participação de Rui Gomes, coordenador do projeto. Veja a reportagem aqui.

dezembro, 2015

17.12- Mulheres até 40 anos e solteiros dominam emigração qualificada portuguesa: No âmbito do seminário “A Emigração Portuguesa no Século XXI”, organizado pela equipa da Universidade de Lisboa, o Jornal de Negócios dá destaque aos resultados da nossa investigação. Veja a notícia aqui. A mesma notícia é destacada no TVI24. Veja aqui.

5.12- O semanário Expresso publica uma notícia, fazendo referência, entre outros projetos, aos dados obtidos na nossa investigação. Veja a notícia aqui.

novembro, 2015

10.11- É publicada uma grande reportagem sobre os resultados do projeto no jornal Mundo Português. Veja a reportagem e a entrevista ao coordenador do projeto, Rui Gomes, aqui.

5.11- É transmitida, no Primeiro Jornal da SIC, uma reportagem do projeto, com entrevista ao coordenador, Rui Gomes, e a dois dos entrevistados deste projeto, Ângela Relógio e Tiago Filipe Franco. Veja aqui.

outubro, 2015

28.10- Rui Gomes, investigador responsável, é convidado no programa Página 2, programa de informação diária na RTP2, onde é destacado o projeto e, em particular, o livro editado, “Fuga de Cérebros”. Veja aqui.

24.10- Rui Gomes, investigador responsável do projeto, é convidado no programa O Princípio da Incerteza na RTP3, discutindo alguns resultados do projeto. Veja aqui (consulte a intervenção de Rui Gomes a partir do minuto 18:19)

– A TVL – Televisão de Lisboa dedica o seu programa +Cidadania ao projeto, com a participação da investigadora Luísa Cerdeira e do coordenador do projeto, Rui Gomes. Veja aqui.

17.10- O livro “Fuga de Cérebros” volta a ser recomendado na SIC Notícias, desta vez por Francisco Louçã, na sua rubrica semanal O TABU de Francisco Louçã. Veja aqui.

14.10- O livro “Fuga de Cérebros” é recomendado por José Gomes Ferreira no seu programa Negócios da Semana da SIC Notícias. Veja aqui.

13.10- No dia do lançamento do livro “Fuga de Cérebros” no Porto a Antena 1 noticia este evento com uma entrevista a Rui Gomes, coordenador do projeto. Ouça aqui.
Ainda, na mesma emissora, a investigação é destacada no programa O Amor é… (Diário) com Júlio Machado Vaz e Inês Meneses. Ouça aqui.

10.10- Rui Gomes, investigador responsável do projeto, dá uma entrevista à TVI24, transmitida em direto no Notícias 24 das 19h. Veja o excerto aqui.

06.10- O Diário de Coimbra e o Diário As Beiras salientaram o evento do lançamento do livro Fuga de Cérebros: Retratos da Emigração Portuguesa Qualificada, na sua sessão em Coimbra. O livro foi apresentado por Carlos Fiolhais na Livraria Bertrand do Dolce Vita Shopping.

06.10- Emigração. Fuga de cérebros. Mais de metade já não quer voltar: O projeto volta a ser notícia no Jornal i. Veja aqui.

06.10- Fuga de cérebros custa mais de seis mil milhões: O jornal Destak volta a salientar os resultados do nosso projeto. Veja aqui.

05.10- Coimbra: “Fuga de Cérebros” é apresentado hoje na Bertrand do Dolce Vita: O jornal Campeão das Províncias anuncia o lançamento em Coimbra do nosso livro Fuga de Cérebros: Retratos da Emigração Portuguesa Qualificada. Veja aqui.

05.10- No seguimento de uma entrevista do coordenador do projeto, Rui Gomes, à Lusa, foram vários os canais de informação que deram destaque à nossa investigação:

Açoriano Oriental – Cerca de metade dos ‘cérebros’ que emigraram não pensa em regressar

Correio da Manhã – Cerca de metade dos ‘cérebros’ que emigraram não pensa em regressar

Destak – Cerca de metade dos ‘cérebros’ que emigraram não pensa em regressar

Diário de Notícias – Quase metade dos ‘cérebros’ que emigraram já não pensa em regressar

Gazeta do Rossio – Mais de metade dos ‘cérebros’ portugueses que emigraram não pensa em regressar

Jornal i – Cerca de metade dos ‘cérebros’ que emigraram não pensa em regressar

Notícias ao Minuto – Metade dos ‘cérebros’ que emigraram não pensa em regressar

Observador – Cerca de metade dos “cérebros” que emigraram não pensa em regressar

Porto Canal – Estudo mostra que cerca de metade dos ‘cérebros’ que emigraram não pensa em regressar

Público – Metade dos portugueses qualificados emigrados não pensa voltar, mostra estudo

RTP Notícias – Cerca de metade dos ‘cérebros’ que emigraram não pensa em regressar

SAPO – Cerca de metade dos ‘cérebros’ que emigraram não pensa em regressar – estudo

SIC Notícias – Metade dos ‘cérebros’ que emigraram não pensa em regressar

SOL – Metade dos ‘cérebros’ que emigraram não pensa em regressar

TVI24 – 52% dos ‘cérebros’ que emigraram não pensam em regressar

Visão – Cerca de metade dos ‘cérebros’ que emigraram não pensa em regressar

– Jornais para as comunidades portuguesas:

Antena Lusa (West Ealing- Londres) – Cerca de metade dos ‘cérebros’ que emigraram não pensa em regressar

BOM DIA Luxemburgo – Metade dos portugueses qualificados emigrados não pensa voltar

EUA Contacto New Jersey – Estudo revela que metade dos “cérebros” que emigraram não pensa em regressar

Jus Jornal (Diário jurídico online – Wolters Kluwer Portugal) – “Quase metade dos “cérebros” que emigraram já não pensa em regressar

 

setembro, 2015

30.09- Portugal brain drain spells lasting headache for election winner: Andrei Khalip, correspondente da Thomson Reuters em Portugal, destaca o nosso projeto na Reuters News . Veja aqui.
No mesmo dia o Daily Mail Online (UK) e o The Star Online (Malásia) fazem referência à notícia.

29.09- O investigador do projeto Rui Brites é convidado no programa É a vida Alvim, do Canal Q, abordando alguns dos resultados do projeto. Veja aqui.

29.09- Emigração é a única solução?: O jornal Destak salienta algumas conclusões do projeto, referente às condições e oportunidades de emprego. Veja aqui.

28.09- O investigador responsável do projeto, Rui Gomes, dá uma entrevista para a Rádio Renascença, transmitida no programa “Diretor por uma hora”, com o convidado Carlos Fiolhais. Ouça aqui.

27.09- O livro “Fuga de Cérebros” é recomendado por Marcelo Rebelo de Sousa na sua rubrica habitual de domingo no Jornal das 8 da TVI. Veja aqui.

25.09- Quanto nos custa a emigração de jovens qualificados?: Rosário Gamboa, presidente do Instituto Politécnico do Porto, escreve um artigo de opinião no Jornal de Notícias sobre o projeto. Veja aqui.

21.09- Coimbra lidera estudo “fuga de cérebros” sobre alta emigração de jovens qualificados: O Jornal Mundo Lusíada dá destaque aos resultados finais da investigação pela voz de Rui Gomes, investigador responsável do projeto. Veja aqui.

19.09- Fuga de cérebros. Só um em cada dez volta a Portugal: O Jornal i salienta dados do projeto, dando particular enfoque ao regresso e à situação profissional. Veja aqui.

18.09- O Porto Canal noticia o projeto no programa de notícias Jornal Diário, com a intervenção de João Teixeira Lopes, investigador do projeto. Veja aqui.

18.09- O investigador responsável do projeto, Rui Gomes, dá uma entrevista no programa “Câmara dos Representantes” da RTP. Ouça a entrevista na sua totalidade aqui.
Excertos da entrevista foram alvo de destaque durante a semana de 14 a 18 de setembro nos noticiários principais da Antena 1, Antena 3 e RDP Internacional. Ouça estes excertos aqui.

18.09- A TVU., canal da Universidade do Porto esteve durante a conferência (18 de setembro) e publicou uma reportagem que conta com as intervenções do investigador responsável do projeto, Rui Gomes, e dos consultores Jean-Baptiste Meyer e Wendy Hansen. Veja aqui.

18.09- MAIORIA DOS EMIGRADOS QUALIFICADOS NÃO PENSA EM VOLTAR A PORTUGAL: O Canal Superior destaca os resultados apresentados na conferência (18 de setembro), entrevistando durante o evento a uma das preletoras, Ana Rita Costa. Veja aqui.

18.09- Estudo mostra porque motivo os países europeus acolhem “cérebros” portugueses: O Jornal i faz referência aos resultados discutidos hoje (dia 18 de setembro) na conferência organizada no âmbito do projeto. Veja aqui.
Com o título Países que acolhem «cérebros» nacionais confiam no sistema educativo luso, o Diário Digital e o Notícias ao Minuto noticiam o mesmo tema.

18.09- Mais de 50% dos ‘cérebros’ que saíram tinham emprego em Portugal: o Notícias ao Minuto destaca alguns dos resultados apresentados na conferência (18 de setembro). Veja aqui. Com o título Maioria dos “cérebros” que fugiram tinha emprego em Portugal o Observador destaca o mesmo tema. Veja aqui.

17.09- FUGA DE CÉREBROS: Emigração qualificada aumenta salários e também a felicidade: O Jornal Expresso Quinta publica novos resultados do projeto. Veja aqui.

17.09- Maioria dos cérebros em fuga não regressa: O Jornal de Noticias escreve uma peça onde destaca algumas conclusões do projeto, aliadas ao testemunho de um português, cardiopneumologista, que saiu de Portugal para Bruxelas. Veja aqui.

17.09- Histórias para refletir sobre a fuga de cérebros: O Portal de Notícias UC destaca a pesquisa, dando voz a uma entrevista feita a Rui Gomes, investigador responsável do projeto. Veja aqui.

16.09- Como foi feito o estudo que calcula o impacto da fuga de cérebros do país: O Diário Económico salienta novos resultados do projeto. Veja aqui.

16.09- U.Porto revela estudo pioneiro sobre a “fuga de cérebros” de Portugal: O Portal de Notícias da Universidade do Porto noticia resultados do projeto que serão apresentados na conferência agendada para dia 18 de setembro. Veja aqui.

14.09- A investigadora do projeto Luísa Cerdeira dá uma entrevista no programa “Capital Humano” do Económico TV, onde ressalta algumas das conclusões do projeto. Veja o vídeo aqui.
Com o título “Estamos a pagar com a cedência de quadros parte do que nos foi emprestado”, o jornal Diário Económico publica, no mesmo dia, parte desta entrevista. Leia a notícia aqui.

14.09- Portugal perde nove mil milhões de euros com a fuga de cérebros: O Diário Económico escreve uma peça de destaque com algumas das conclusões do projeto. Veja aqui.
No mesmo dia, o jornal Notícias ao Minuto, na sua rubrica Economia, faz também referência a esta notícia, com o título Fuga de cérebros custa 8,8 mil milhões aos cofres do Estado. Veja aqui.

9.09- Quanto custa a emigração qualificada (e outros nove factos para acabar de vez com a hipocrisia): João Teixeira Lopes, investigador do projeto, publica uma crónica no caderno P3 do jornal Público, abordando algumas conclusões da investigação. Veja aqui.

9.09- O meu país é o que o mar não quer: Carlos Fiolhais, professor catedrático na Universidade de Coimbra, no seu artigo de opinião no jornal Público, fala sobre o nosso projeto. Veja aqui.

6.09 – Miguel Afonso Vaz, Presidente da Universidade Católica do Porto, faz referência ao nosso projeto, nomeadamente ao artigo publicado no Expresso, na Análise da Revista de Imprensa da RTP, transmitido simultaneamente nos canais RTP Informação e RTP1 na manhã do dia 6 de setembro (http://www.pt.cision.com/cp2013/ClippingDetails.aspx?id=9f5ae002-7e43-44e7-8d33-c4378792877a&analises=1&cp=1&userid=0625b8fe-c0a6-459c-967e-ec81abbfa171). Veja o excerto dessa intervenção aqui.

5.09- Rendimento de jovens qualificados dispara após a saída: Uma notícia de destaque sobre o projeto no semanário Expresso. Veja a notícia aqui.

3.09- Última Hora Lusa na Visão faz referência ao livro dos retratos do projeto, editado pela Bertrand, com data de lançamento para outubro de 2015. Veja aqui.

 

agosto, 2015

Vamos falar de emigração portuguesa: O jornal Diário das Beiras no seu espaço de Opinião dá voz a Rui Gomes, investigador responsável do projeto, com algumas conclusões finais da investigação. Veja aqui.

– No âmbito da conferência final do projeto saiu uma notícia no Canal Superior. Veja a notícia aqui.

 

novembro, 2014

–  Rui Gomes, investigador responsável do projeto, foi convidado a estar presente no PORTAL 2014, o segundo encontro anual da ASPPA, que decorreu no dia 15 de novembro, em Berlim. A apresentação dos primeiros dados preliminares do nosso questionário teve um lugar central no debate. Veja algumas fotos:

 

Mesa Redonda_01 PORTAL2014_Gomes_01 Mesa Redonda_02 Foto Grupo PORTAL 2014

 

outubro, 2014

– No âmbito do espetáculo O MEU PAÍS É O QUE O MAR NÃO QUER, construído por Ricardo Correia, foi realizado um debate em torno deste tema, com a participação de Rui Gomes e Paulo Peixoto, investigadores do projeto. Veja algumas das imagens:

O MEU PAÍS É O QUE O MAR NÃO QUER

O MEU PAÍS É O QUE O MAR NÃO QUER

Debate na Casa da Esquina

Debate na Casa da Esquina

Debate na Casa da Esquina

Debate na Casa da Esquina

Rui Gomes

Rui Gomes

Debate na Casa da Esquina

Debate na Casa da Esquina

 

 

 

 

 

 

Rui Gomes, Paulo Peixoto e Ricardo Correia

Rui Gomes, Paulo Peixoto e Ricardo Correia

Rui Gomes, Paulo Peixoto e Ricardo Correia

Rui Gomes, Paulo Peixoto e Ricardo Correia

 

 

 

 

 

 

 

março, 2014

– O Canal Superior fala do nosso projeto. Veja a notícia aqui.