CONFERÊNCIA INTERNACIONAL

header13FUGA DE CÉREBROS:

A MOBILIDADE ACADÉMICA E A EMIGRAÇÃO PORTUGUESA QUALIFICADA

 

ANFITEATRO NOBRE DA FACULDADE DE LETRAS DA UNIVERSIDADE DO PORTO

18 DE SETEMBRO DE 2015

 

Programa final da conferência

Esta conferência é o culminar de um projeto de investigação cujo objetivo é caraterizar a emigração portuguesa qualificada, compreendendo as suas causas e eventuais consequências para o país. Pretende-se que seja um momento de reflexão e diálogo sobre o fenómeno migratório. Além de investigadores portugueses especialistas na área, está confirmada a presença de conferencistas internacionais (Jean-Baptiste Meyer – IRD, Paris, Wendy Hansen – UNU-MERIT, Maastricht); bem como de representantes de diversas associações de emigrantes portugueses (ASPPA – Alemanha; AGRAf – França; PARSUK – Reino Unido) e de portugueses qualificados a residir em diversos países europeus.
Aceda aqui ao programa final.

Evento pós-conferência:

No âmbito da conferência será também apresentado o espetáculo documental de Ricardo Correia, “O meu país é o que o mar não quer”. O espetáculo decorrerá no Teatro do Frio da Fábrica da Rua da Alegria, pelas 22.30h e será reservado para os inscritos e convidados da conferência.
Veja aqui a sinopse do espetáculo.

 

Organização:

– Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE/FPCE-UP)

– Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (IS/FL-UP)

– Centro de Investigação do Desporto e da Actividade Física (CIDAF/FCDEF-UC)

– Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação (UIDEF/IE-UL)

 

Financiamento:

O projeto “Êxodo de competências e mobilidade académica de Portugal para a Europa / Brain Drain and Academic Mobility from Portugal to Europe” (PTDC/IVC-PEC/5049/2012) é financiado por fundos FEDER através do Programa Operacional Factores de Competitividade Compete e por Fundos Nacionais através da FCT-Fundação para a Ciência e Tecnologia.