Maria de Lourdes Machado (usa também e publica sob o nome Maria de Lourdes Machado-Taylor) tem licenciatura em Economia pela Universidade do Porto, Pós Graduação em Administração e Doutoramento em Ciências Empresariais pela Universidade do Minho. A sua carreira no Ensino Superior Português começou como Administradora do Instituto Politécnico de Bragança. Actualmente é Investigadora da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior A3ES e Investigadora Senior do CIPES – Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior.

A sua área de investigação em Políticas do Ensino Superior tem predominância em: Estratégias; Governação e Gestão; Liderança;  e Estudos sobre o Género. Coordenou e contribuiu para vários projectos de investigação multi-disciplinar e multi-institucionais financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) , da Fundação Gulbenkian e CAPES (Brasil ) . Autora e co-autora  de dez livros e 20 capítulos de livros. Entre outros, é autora do Strategic Planning in Higher Education publicado pela Lambert Academic Publishing; co-autora do The Practical Guide to Strategic Enrolment Management publicado pelo Educational Policy Institute Virginia Beach, VA- USA e co-editora of The Non-University Higher Education in Europe publicado pela Springer. Outras publicações incluem artigos revisados ​​por pares publicados em jornais europeus , asiáticos e americanos como Administração Educacional; Diálogo Educacional; Estudos de Gestão; Revista Portuguesa de Pedagogia Revista Lusófona de Educação, Revista de Administração Pública; Revista da Faculdade de Educação – Universidade do Estado de Mato Grosso; Revista Portuguesa de Pedagogia; Revista Ibero-americana de Educação; Sociedade e Culturas; Administração Educacional, Politiques et Gestion de l’Enseignement Supérieur; Australian Universities’ Review; European Journal of Education; Equity; Diversity and Inclusion; Global Business & Economics Anthology; Higher Education Policy; Higher Education Management and Policy; Journal of Further and Higher Education; Planning for Higher Education; Problems of Education in the 21st Century; Tertiary Education and Management; Procedia-Social and Behavioral Journal; e Research in Higher Education Journal.

Veja o CV completo aqui