José Tomás Vargues Patrocínio é Professor Auxiliar Convidado no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

É doutorado em Ciências da Educação na Especialidade de Educação e Desenvolvimento pela Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências e Tecnologia, com uma dissertação intitulada “Tornar-se pessoa e cidadão digital”, versando sobre a aprendizagem e a formação, dentro e fora da escola, na sociedade tecnológica digital globalizada, numa abordagem onto-psico-social-educativa.

Possui um Mestrado em Educação e Desenvolvimento pela Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências e Tecnologia com a dissertação sob o título “Tecnologia, Educação, Cidadania”.

Tem tido envolvimento com várias redes de ensino superior no âmbito da gestão e da governança no ensino superior nos domínios técnico e pedagógico.

É membro de várias redes nacionais e internacionais de investigação e desenvolvimento do ensino superior.

Foi diretor de relações externas da Reitoria da Universidade de Lisboa de 2005 a 2011.

Antes, como docente do ensino básico e secundário assumiu vários cargos técnico-pedagógicos, além da docência e da formação, dos quais se destacam: a coordenação executiva nacional do Projecto MINERVA até 1994 (projecto pioneiro do Ministério da Educação para a introdução das TIC nos ensinos básico e secundário), a participação na gestão escolar, a direcção do Centro de Formação de Associação de Escolas do Concelho da Amadora, de 1997 a 2000.

Veja o CV completo aqui